O e-mail é uma das grandes oportunidades do espaço digital — e ninguém está falando sobre isso.

Foi assim que Dan Oshinsky, o ex-editor da New Yorker e criador da página Not a Newsletter, começou o sua apresentação em uma recente sessão do Acelerador de Notícias Locais, em São Paulo. Oshinsky deu uma aula prática sobre como utilizar e-mails — mais especificamente newsletters — para engajar leitores e encorajá-los a se tornarem assinantes pagos.

Para criar newsletters incríveis, disse Oshinsky, siga estas quatro regras.

  1. Conteúdo é fundamental para o negócio, assim como a sua distribuição. Preste atenção nos dois. A sua publicação jornalística costuma ser produzida com alta qualidade, disse Oshinsky. Dê a mesma atenção para a distribuição que você dá para a produção de conteúdos. Dessa forma, você ajudará suas publicações a alcançarem o números de leitores que deveriam.
  2. Crie hábitos e rotinas. Dê consistência às suas newsletters, disse Oshinsky. Os seus leitores devem saber exatamente o quê, quando e como eles vão receber.
  3. Comece com apenas uma categoria. Cada newsletter deve se encaixar em uma dessas quatro categorias principais:
    • Identidade – E-mails que criam conexões com paixões e identidade do leitor
    • Serviços – E-mails que facilitam a vida dos leitores ao conectá-los com conteúdos que eles estão procurando
    • Utilidades – E-mails que ajudam os leitores a serem melhores em seus respectivos trabalhos
    • Personalidade – E-mails que contam com uma personalidade única que os leitores seguem, como um e-mail de um colunista
  4. Respeite a audiência. Confiança é difícil de conquistar e fácil de perder.
    Deixar de assinar uma newsletter é fácil. Reconquistar alguém que já deixou de assinar, não. As suas newsletters não devem tirar vantagem de leitores ou lotá-los de spam, mas gerar e entregar valor.

Falando sobre conteúdo, Oshinsky deu algumas dicas para que sua audiência se sinta parte de sua comunidade:

  1. Dê boas-vindas aos leitores de sua newsletter: apresente-se. Conte a sua história, fale sobre o que eles devem esperar da newsletter e agradeça pela assinatura. Pense nas diferentes pessoas de sua audiência que vão ler essa mensagem.
  2. Envie um e-mail de “Conheça nossos escritores”: apresente a sua equipe aos leitores como se eles fizessem parte de sua família. Você pode enviar newsletters de “celebração”, mostrando os seus melhores trabalhos — histórias e tirinhas, por exemplo, que fazem da sua publicação única.
  3. Mostre aos leitores o verdadeiro valor de uma assinatura. Fale sobre o trabalho que você conseguiu fazer por causa do apoio de seus leitores.
  4. Envie ofertas de assinaturas muito claras. Envie um e-mail separadamente com ofertas para a assinatura de seus conteúdos pagos, mas não o faça imediatamente — espere para enviar como um terceiro e-mail, por exemplo. A oferta deve ser exclusiva para que os leitores não pensem que você só está interessado em seus cartões de crédito. Você pode usar esse momento para promover a assinatura de outras newsletters.
  5. Foque no assunto e no cabeçalho. Seja breve e criativo. Dê às pessoas um gostinho do que está por vir.
    Para aumentar a sua lista de e-mails, promova suas newsletters em seu site — em páginas específicas de assinaturas, páginas de notícias (coloque no meio ou no fim de artigos), na sua homepage, no menu do site, cabeçalho, pop-ups e footers. Você também pode experimentar programas e estratégias pagas de crescimento.

O Programa Acelerador
O programa Acelerador do Facebook Journalism Project ajuda veículos de comunicação a construir negócios sustentáveis. Fundado e financiado pelo Facebook Journalism Project (FJP), cada Acelerador inclui um período de três meses de workshops práticos liderados por veteranos da indústria de notícias, subsídios administrados por organizações de jornalismo sem fins lucrativos e relatórios frequentes sobre as melhores práticas do negócio. O diretor executivo do Acelerador é Tim Griggs, um consultor independente e ex-executivo do New York Times e do Texas Tribune.

Para novidades mensais do programa Acelerador, assine a newsletter do FJP (em inglês).