Dois programas do Projeto Facebook para Jornalismo para apoiar veículos de comunicação na busca de novas formas de se conectar com o público estão sendo expandidos para o Brasil, como parte do investimento global de US$300 milhões da empresa em três anos para dar suporte à indústria de notícias, parceiros e produção de conteúdo.

A partir deste mês, mais de 30 veículos brasileiros irão participar dos Aceleradores de Vídeo Digital e de Notícias Locais.

Durante os programas, o Facebook reunirá especialistas nesses temas e vai oferecer ferramentas, recursos e treinamento específico para que os veículos de comunicação brasileiros possam inovar e desenvolver projetos que tornem seus modelos de negócio mais sustentáveis.

Os programas estão sendo desenvolvidos em parceira com o Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ), uma organização sem fins lucrativos para promover o jornalismo de qualidade em todo o mundo. O ICFJ vai oferecer os mentores especialistas e outros apoios para os participantes.

“Através destes programas, nós podemos dar um impulso aos veículos de comunicação do Brasil”, afirma a presidente do ICFJ, Joyce Barnathan. “Eles estarão melhor equipados para atingir audiências com vídeos atrativos e fortalecer os modelos de negócio. Esse trabalho amplia nossos esforços para ajudar organizações de notícias a crescer em tempos desafiadores.”

Segundo o diretor de Notícias do Facebook, Jason White, trazer as duas iniciativas para o Brasil faz parte da estratégia da empresa “de apoiar o importante trabalho feito pelos veículos de comunicação e publishers locais”.

“Acreditamos que eles têm um importante papel na criação do senso de comunidade e queremos que este seja um ecossistema inovador e esteja cada vez mais fortalecido”, afirma White.

Acelerador de Vídeo Digital

O Facebook vai oferecer treinamento e palestras durante seis semanas sobre estratégias de vídeo no jornalismo digital para 20 veículos brasileiros. Serão seis encontros com profissionais que são referência no mercado mundial.
A influência do vídeo digital na forma como consumimos, produzimos e compartilhamos conteúdo está crescendo diariamente. Até 2021, estima-se que 78% dos dados gerados no ambiente móvel serão de vídeo.

A primeira edição do programa Acelerador de Vídeo Digital foi realizada na Argentina no segundo semestre de 2018 e reuniu 25 publishers, com a participação de especialistas internacionais de veículos de comunicação que são referência global em narrativas de vídeo digital, como: Now This, Vice, AJ+ e The Washington Post.

Acelerador de Notícias Locais

O Acelerador de Notícias Locais será realizado no segundo semestre e terá como foco apoiar veículos brasileiros de notícias locais para tornar seus modelos de negócio mais sustentáveis.

Para esse programa, o Facebook está trazendo representantes de 12 veículos de Estados diferentes, das cinco regiões do Brasil, para ajudá-los a encontrar e fidelizar a audiência. Um dos objetivos é chegar em lugares onde há escassez de veículos de notícias locais, os chamados desertos de notícias. No ano passado, o Facebook apoiou o Atlas da Notícia, que fez um mapeamento de locais no país sem cobertura significativa de imprensa.

Durante o treinamento de 12 semanas, os representantes dos veículos de comunicação terão encontros presenciais e participarão de webinars com especialistas de grupos de notícias internacionais. Eles também vão trabalhar com mentores para criar seus próprios projetos, elaborados para enfrentar os problemas específicos de cada um deles.

O projeto teve um piloto nos EUA no ano passado e, agora, está sendo expandido para países como Alemanha, Canadá e Austrália, além do Brasil.