Read in English

Um dos objetivos do Facebook Journalism Project é fornecer ferramentas e treinamentos para jornalistas de todo o mundo. Por isso, estamos apoiando o novo programa de treinamento online para jornalistas da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), com foco em jornalismo local sustentável.

O curso é gratuito e tem o objetivo de treinar 3000 jornalistas em todo o Brasil. Com início em 21 de outubro, serão 40 horas de aula, abordando tópicos como técnicas de apuração, novas linguagens, ferramentas digitais, empreendedorismo e modelos de negócios. O conteúdo estará disponível em formato de vídeo, texto e indicações de leitura complementar.

Além das disciplinas do programa, os participantes terão acesso a conteúdos educativos do Facebook para aprender a usar ferramentas da plataforma para comunicar e contar histórias – incluindo vídeos, grupos, monetização, insights e recursos de segurança.

“Acreditamos que o jornalismo local mais sólido torna as comunidades e a democracia mais fortes. Se nosso objetivo é criar comunidades mais informadas, precisamos ajudar a fortalecer os jornalistas que vão contar estas histórias”, afirma a gerente de programas para veículos de notícias do Facebook para a América Latina, Dulce Ramos.

Ao criar uma comunidade ativa de treinadores que podem compartilhar conhecimentos sobre as ferramentas que o Facebook oferece, este programa equipará mais jornalistas com informações e acesso para aprimorar suas habilidades e conectar com seu público.

Para saber mais sobre o programa e os treinadores, visite: http://jornalismolocal.abraji.org.br/